Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Casamento moderno?

 A procriação é a base para sobrevivência da espécie, desde fungos, bactérias, vírus até plantas e animais. Todo ser vivente tem a procriação como sistema principal da sua vida. (todo ser vivo, nasce, cresce, reproduz e morre, esse é o cilho da vida).

Entre os seres humanos não seria diferente. É um instinto básico de sobrevivência e como tal, o ato sexual gera prazer ao praticante. O homem primitivo que andava em grupos, assim como outros grupos de animais, se associa a parceiras para a continuação da espécie.  Em algumas espécies de animais há parceiras fixas, outras parceiras variadas e outras aglutinações de parceiras. O ser humano é o único que faz todos os tipos de associações.

O casamento como associação fixa entre 2 indivíduos de sexo diferente. Pois está ligado diretamente a ideia de procriação. Tem início pela necessidade de proteger-se, apropriar da fêmea para que nem um outro macho pudesse tomá-la. O estudo sobre isso não é muito aprofundado, porém foi a melhor explicação que achei para o ritual do casamento.

Pelos anos seguintes, com o avanço do ser humano em quanto sociedade, o casamento se torna um ritual político e religioso. Nas sociedades matriarcas, as fêmeas são vistas como o ponto de início da vida, o poder dos deuses de gerar um vida nova, dando a elas status religioso. Nas sociedades patriarcais as fêmeas são vistas como o meio para a próxima geração, sem força física, um bem a ser protegido (todos os líderes são machos).

Com o avanço das sociedades patriarcais sobre o mundo, a fêmea pelo mundo ganhou o status de "propriedade" mas com poder de unir povos distintos, pois sua prole teria o status de líder (claro que dado as devidas características prévias para que isso seja possível, tal como gerar um macho).

Um casamento nunca impediu que se tivesse cônjuges extra matrimonial, porém em uma sociedade patriarcal a punição era severa a fêmea que a fizesse.

Em uma guerra as fêmeas eram vistas como prêmios de guerra, sendo estuprada para gerar mestiços para povoar o local, criando um laço com o dominador territorial,cultural ....

Com as guerras modernas alcançamos a revolução industrial. Machos se digladiavam enquanto as fêmeas se descobriam como seres produtivos nas indústrias. Já que até esse ponto mulheres só poderiam trabalhar longe de olhares curiosos. Até aí, mesmo com todo conhecimento adquirido e a velocidade que o humano produzia conhecimento, ainda a fêmea era posta como propriedade quando não do pai, do marido.

Surgiu o movimento feminista, para elevar o status feminino e mostrar que pertencemos a mesma espécie (historicamente muitos movimentos sociais, começam se formar nessa época. Temos o exemplo da abolição da escravatura em âmbito mundial).

O casamento no caráter religioso/político era visto como uma união eterna. Com alguns fatos históricos (como o surgimento da igreja anglicana) tornou o casamento passível de revogação. Hoje em dia na maioria dos países pode se pedir a revogação política/social do casamento através do divórcio.

O mundo está em outro poder hoje. Às necessidades e motivos de um casamento são outros e a formação de um casamento é outro (já que o motivo do casamento não é mais a procriação, não se tem motivos para fechar o casamento em uma estrutura macho fêmea). Existem hoje ainda vários motivos políticos, monetários e sociais para o casamento (e o amor? se ponderar o sentimento? amar e querer está junto de outra pessoa é dizer a sociedade que o casamento é a forma perfeita).

Porém, o casamento não tem a mesma força que se tinha, só o que se posterga é o status do casamento. Pode-se ter tudo que se tem em um casamento sem ele. Pelo menos, em sociedades ditas "laicas" estar com uma pessoa não é tomar posse dela. Em geral, uma vida não precisa que haja uma cumplicidade, em alguns casos nem qualquer tipo de afeto, residir em um mesmo local não quer dizer que dividimos tudo.

Na verdade esse texto é pra esclarecer minhas dúvidas, qual é a função do casamento moderno?

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário