Pesquisar no Conversa Franca.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Uma reviravolta politica

 Com a eleição americana se aproximando torna se cada vez mais claro uma vitória republicana, a perda de apoio constante, as propostas da eleição passada se pondo a prova e todas as guerras que demandam o dinheiro dos cofres públicos americanos, depões contra o governo democrata de Joe Biden .

As questões migratórias a propaganda de aceitação contra o marketing da raiva da xenofobia sofreu um revés, a aceitação é aceitável mas não tem como resolver o problema de todo apátrida que foge das crise de seu pais de origem, grande volume de imigrantes dá apoio ao discurso xenofóbico e mais radical do candidato Trump, que está a frente nas pesquisas.

Na guerra da Ucrânia há um consenso contra a Rússia mas falta dinheiro para apoiar a resistência, dado que mesmo com a eleição da Rússia este ano e com a vitória quase garantida de Putin, o eventual abandono financeiro da Ucrânia passa ser questão de tempo. Os arsenais nem os cofres americanos estavam preparados para lutar em tantas frentes.

Na guerra Israelense, o consenso se esvai, o apoio incondicional a Israel gera perda de apoio dos grupos muçulmanos americanos, que foram eventuais apoiadores democratas, obviamente também não votariam nos republicanos que levaram sua embaixada para Jerusalém, causando um mau estar diplomático. Mas a falta de adesão aos democratas nas eleições americanas, em uma tão polarizada, cria uma vantagem aos republicanos já que o voto não é obrigatório e deixar de votar também conta como vantagem ao adversário.

Essa vantagem estratégica dá quase que certo a vitória de Donald Trump para o retorno a casa branca. Um terceiro mandato na federação americana é proibido, mas com a derrota na reeleição abre margem para essa reviravolta politica de um verdadeiro terceiro turno da eleição passada. A vitória do candidato republicano meche nas peças globais e muito na américa latina.

A relação da possível vitória dos republicanos com as eleições presidenciais no Brasil tratarei no próximo texto. Mas já adianto que mesmo que esses não sejam os candidatos diretos a disputa se dará entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário