Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A saúde financeira

O SUS no brasil surgi de uma ideia do sindicalismo industrial. Devido ao alto numero de acidentes e sem qualquer amparo da empresa ou do estado, os sindicalizados guardavam parte dos seus salários para amparar seus colegas (já que todos os hospitais eram particulares). Vendo essa mobilização o governo Brasileiro resolveu arrecadar e controlar essa verba e criar os hospitais de classes, ( hospitais dos servidores e etc ). Admitindo um hospital especifico para uma classe, um membro que morasse distante teria que se locomover para ser atendido pelo hospital correto a sua classe, então o governo unificou a arrecadação e o repasse para que qualquer pessoa que pagasse essa taxa usasse os hospitais da união. O próximo passo foi a universalização da saúde ( saúde para todos, que contribuem ou não com os impostos ), criando o Sistema Único de Saúde (SUS), que consiste em qualquer pessoa dentro do território nacional pode usar o sistema de saúde os hospitais geridos pela união.
O custo da saúde é alta no mundo todo, grande parte das pesquisas que se faz no mundo é na área da saúde, o alto nível de treinamento e complexidade que essa área e as profissões a ela ligada tornam-na a área que mais avança e inova. 
Como toda tecnologia as mais modernas custam muito alto ( principalmente para pagar os custos de pesquisas), e são seletivas por isso. Porém na saúde isso não pode ser verdade, pois estamos tratando de vidas e todos tem direito a sobreviver e ser tratado com dignidade. 
A arrecadação para qualquer plano de saúde particular (para gerar lucro), deve se ter menos pessoas que efetivamente necessitam usar o plano e mais pessoas que usam o plano eventualmente, com isso arrecada-se um montante que pode ser reinvestido e quando essa pessoa necessitar de usar esse recurso terá dinheiro de sobra, tornando o plano viável financeiramente.
O SUS não entra na mesma forma de gestão que o particular, pois tem problema de arrecadação, gestão e administração. Os problemas de gestão publica são os notórios casos de corrupção que existem em toda a cadeia política ( e societária) do pais, os problemas de administração está ligado ao caso da corrupção e sua cadeia de comando, onde se põe amigos, maus gestores, para que se possa ter o controle de toda a cadeia, porem o mais grave é o problema de arrecadação.
O problema de arrecadação parte do ponto de que nem todos que usam o SUS contribuem (pagam os impostos ), e outro problema grave é que a qualidade do SUS o onera, quando alguém paga o imposto e tem um plano particular, ele paga mais não usa, desonerando o sistema, porem quando a qualidade do atendimento melhora (ou quando se torna inviável pagar o plano de saúde) ele larga o plano e recorre totalmente ao SUS. 
As inovações de saúde não param, o custo da saúde sempre aumente, a arrecadação é variada o que torna o SUS um onerados do sistema financeiro da união. Porém estamos falando de vidas, de força de trabalho e potencial humano, não tem problema nem um a saúde dar negativo nas finanças, desde que se reponha com outros recursos de onde se arrecada mais. 
Obrigado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário