Pesquisar no Conversa Franca.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Controle absoluto

A mente humana é complexa, porém funciona como qualquer mecanismo simples, ela armazena informações, recorre às informações armazenadas, toma decisões baseadas nas informações previamente adquiridas, pode ser enganada, pode ocultar arquivos do seu usuários e sim podem apenas não ter algumas funções.

E se você pensa que essa parte do ser humano é o mais limitante, você está completamente enganado. Os nossos receptores são piores ainda, a visão é limitada, a frequência de cores do vermelho ao violeta. Qualquer espectro de cores fora disso não são perceptíveis.

Nossa audição tem uma limitação muito maior e diminui com a idade. Nosso paladar também é limitado. Só percebemos a mistura das texturas. O tato tem percepção de vibração no meio sólido e como os outros em uma frequência muito limitada. O olfato tem a limitação de distância e notas.

Todos esses sentidos podem ser treinados individualmente, porém na natureza tem seres com exemplos muito melhores de sentidos que o nosso. Com tudo isso, sim, nossas percepções são limitadas e tomamos decisões baseadas no que percebemos.

A informação constrói o mundo à sua volta, e seus pensamentos mudam a realidade que você vive.
Logo a construção mental de um ser humano vem das suas percepções e do meio onde vive (escolas, família, amigos, temas que admira e temas que discorde) e principalmente as grandes mídias. Isso torna o mundo que se cria mentalmente, totalmente real é plausível, tornando qualquer coisa que se esteja fora dele, uma mentira.

Quando há uma nova informação o mundo se altera. Se altera para fortificar uma ideia previamente concebida ou desconstruir uma ideia que antes fazia sentido e se retira do seu mundo como um foguete lançado ao espaço.

Com todas as limitações físicas e mentais a sociedade impõe mais uma série de regras para a convivência interpessoais. Regras que as vezes não entendemos, mas seguimos, pois caso o contrário ha medidas punitivas.

Depois que consolidamos uma ideia que achamos que é verdade, dificilmente questionamos a veracidade dela. Por isso, é tão difícil ensinar coisas novas as pessoas mais velhas "como um copo vazio pode ser complementado e um copo cheio transborda quando se tenta por mais alguma coisa dentro dele.

O controle vem quando paramos de nos questionar sobre a veracidade de nossos pensamentos, tendemos só em nos acomodar e associarmos com pessoas que têm o mesmo pensamento, ideias e trejeitos como os nossos.

Para fazer parte do grupo entramos em um estado de consciência coletiva. Tornando maleáveis como gado, tendendo a seguir as pessoas que admiramos, mesmo que elas não tenham o menor conhecimento sobre o assunto.

"O indivíduo é inteligente, a massa é burra."

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário