Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Crédito da saúde

 Como dito no livro, A otimização na venda hospitalar, os distribuidores estão em uma situação de financiamento dos seus clientes de unidades médicas.

Com a crescentes das inadimplências muitas empresas já se fecharam por não ter caixa para manter suas operações, muitas ainda sobrevivem de empréstimos para aguardar o pagamentos de seus títulos que por muitas vezes já estão no jurídico à espera dos 15 anos de julgamentos para receber a quantia devida todo esse tempo.

A crise de devedores chega a todas as instâncias, desde a unidade médica, passando por distribuidores e chegando aos fabricantes, a  falta de fornecimento já se vê na qualidade do serviço de saúde mas ainda não é o bastante para que uma ação seja tomando em conjunto .

O debate sendo feito junto as associações e institutos em grandes simpósios e como adquirir mais associados, vendendo a eterna busca por resoluções que nunca vem. A crise da saúde vem não só da falta de recursos e da gestão dos pacientes, mas também da gestão financeira e do modelo de negocio dos fornecedores de matérias médicos em geral .

O modelo de negocio em que materiais perecíveis de validade, de baixa produção nacional e difícil distribuição por modais diversos por nosso pais, juntado com a constante cortes de custos em leiloes de preços e pedidos que não se concretizam, se somam as inadimplências que geram custo financeiros elevados, consumindo as margens de lucro que mantem as empresas.    

Mesmo com associações e convenções, os fornecedores não conseguem chegar ao consenso simples de deixar de vender a prazo, uma medida que não caracterizaria formação de cartel, pois essa seria alegação de tal medida, e resolveria as questões financeiras que se estendem pelo jurídicos e pelas comarcas do país.

Essa medida não mitigaria as vendas já efetuadas a prazo, porém traria doravante uma saúde financeira para as empresas vendedoras a se manter sem necessidade de novos empréstimos a juros ainda fora da realidade do setor .

Mas esse passo dificilmente será dado, pois como dito antes a dependência política para venda de produtos hospitalares principalmente quando temos entorno de 70% das unidades de saúde sendo públicas, e mesmo as privadas tem grande poder de grupos econômicos das redes de saúde.

As empresas espremidas entre pagamentos de parcelas aos bancos e vendas sem previsões de recebimentos, ficam cada mais sem fôlego e como em um dominó, se preparam para levar quantos fornecedores forem possíveis nessa queda.

De modo individual temos que melhorar a eficiência dos processos e aumento das margens para sobreviver a espera de um pagamento, mais uma vez evoco o livro   A otimização na venda hospitalar que complementa esse texto com as informações de tomada de decisão para uma empresa se tornar mais eficiente e evitar desperdícios. A eficiência é vital para a sobrevivência em tempos de crise.

Distribuidor não é banco, não é sócio de unidade médica, nem é Organização sem fins lucrativos. Unidades médicas privadas já preparam recuperação judicial para mitigar suas dívidas enquanto as públicas preparam as precatórias. O devo não nego pago quando, e como, puder vais ser o formato dos próximos anos na saúde. Caso algo não seja feito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário