Pesquisar no Conversa Franca.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Socialismo x anarquismo

 Socialismo é o libertarianismos (anarcocaptalismo) são 2 sistemas políticos-econômicos, no socialismo o sistema político é com o maior atuação do estado ( governo) e o sistema econômico é de divisão de renda pela população, já o libertarianismo é o extremo oposto, onde o sistema político é estado mínimo e o sistema econômico é acúmulo de bens privados .
Essas são as 2 ideologias radicais ( os pontos mais distantes um do outro ),todos as outras formas são um meio termo desses 2 parâmetros. (Tratarei desses 2, e qualquer outra escola de pensamento saiba que está entre elas sendo mais próxima de uma ou de outra ).
Mesmo esses sistemas são divididos em 2 partes, uma é a parte política e a outra é a forma econômica.
No texto " vamos falar de política " abordo o surgimento e os tipos de interação política, e no texto "o que é o dinheiro" falo como é a relação econômica . Porém esses 2 parâmetros estão entrelaçados, não se faz política sem relações monetárias e as relações monetárias são regidas por políticas societárias. 
Os anarquistas regem a premissa que sem um estado para lhes ditar regras, o povo seria livre para tomar suas próprias decisões e ser mais feliz, cada um regido por respeito ao próximo e individualidade, com interações econômicas regidas pelo "mercado", já que não têm estado para regulamentar e nem taxar cobranças.
Os socialistas regem a premissa de um estado forte, onde toda a contribuição por meios de impostos e tornando todas as empresas estatais ( logo não haveria concorrentes, todos os produtos teriam o mesmo preço), fosse revertido de volta à sociedade de forma justa, onde quem mais necessita receberia maiores contribuições para que todos tivessem sempre as mesmas condições.
Em algumas pesquisas que foram feitas não foi encontrada um modelo utópico e nem que tenha funcionado das 2 formas mais radicais, porém todos os regimes globais hoje tem sua própria versão como mais ou menos atuação do estado e mais ou menos intervenção sobre a economia. 
Não existe certo e errado sobre as ideologias, só as que você escolheu e a que se adequa a você .
Obrigado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário