Pesquisar no Conversa Franca.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Escravos da dívida

 Como dito em nos textos "o que é o dinheiro" e "como ganhar dinheiro " há uma relação entre a habilidade de interação com outros seres humano e o fluxo financeiro, essa relação é estudado pela economia.
A economia traz diversos mecanismos para permitir a melhor interação entre as pessoas, tais como: o papel moeda, instituições financeiras (bancos, bolsa de valores) e estados nacionais.
Todos as pessoas interagem com outras pessoas de alguma forma e essa forma, nem sempre, é quantificável monetariamente. Como dito no texto "Empreendedorismo no Brasil" também existe uma relação do fluxo de dinheiro, acúmulo de capital e produção com herança e mérito.
O grande problema é que, como na leis da física, é necessário uma ignição para gerar algo. A relação de aquisição de conhecimento demanda dinheiro. Isso leva as margens quem não é detentor do poder de compra de conhecimento, ou causa um endividamento financeiro para ser pago a posteriori.
O endividamentos iniciais são totalmente plausíveis, se usufrui de um benefício para devolver o recurso com juros e correção depois. O problema é a proporção de crescimento entre o juros a ser pago e o retorno esperado para o investimento. Em suma o que os especialistas dizem é que sem planejamento adequado o endividamento acaba por se tornar impagável devido ao juros, inviabilizando um negócio que se seria totalmente viável nas mãos de quem detém o poder do capital. Quanto menos se tem no início maiores são as chances de um endividamento, com dívidas acumuladas. Existem várias contra medidas ( mas essas debateremos em outro texto) que são debatidas principalmente no meios econômico e social, e normalmente se contrapões.
A dívida pode ser o trampolim que te impulsiona aos céus ou o monstro que irá te engolir. O mais importante para evitar maiores danos colaterais é o conhecimento, o auto controle( não gastar mais do que seus recursos ) e o auto treinamento ( saber exatamente para onde vai o recurso, se ele lhe trará retorno e enquanto tempo ).
Devemos trabalhar com as dívidas, não trabalhar para elas.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário