Pesquisar no Conversa Franca.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O segredo da riqueza

 No texto "Empreendedorismo no Brasil" introduzo o conceito para ser bem sucedido, agora demonstrarei que qualquer grupo pode chegar ao sucesso.( grupo, sim disse grupo).
Todos já devem ter ouvido falar das fraternidades universitárias Norte Americanas (quem não sabe do que estou falando existe uma breve explicação nas primeiras páginas do livro "A rede social" escrita pelo sócio brasileiro e co-fundador do facebook, ou tem algumas demonstrações em filmes universitários), mas as fraternidades são muito mais que dormitórios para universitários ( e lugares festivos), as fraternidades tem um rigoroso sistema de seleção para agrupar somente pessoas confiáveis e coesas com o pensamento do grupo, Fraternidade = irmandade. Esse sistema de fraternidades é usado por diversos grupos de pessoas bem sucedidas da história como os Iluminates, a maçonaria, os templários, que usam o poder do grupo para gerar mais riquesas.
Para fazer parte do grupo se passa por uma bateria de testes chamados no passado de trote (os trotes de faculdade nasceram dessa ideia), o trote era árduo e humilhantes, testando a vontade de pertencer ao grupo e seu comprometimento com o mesmo, só os mais seletos conseguiam passar e fazer parte da irmandade tendo acesso a todas as informações e vantagens dignas apenas aos irmãos.
As vantagens eram o caminho para a riqueza, os irmãos, na sua maioria comerciantes, receberiam todos os irmãos como clientes . Isso significa que agora você não precisava combater preços absurdamente baixos do seus concorrentes, a irmandade subsidiava parte de seus custos, com os irmãos sendo os clientes e nunca contribuindo com a renda do concorrente não irmão, e ainda tem a propaganda de ter tantos consumidores fiéis de uma só vez para o negócio. Como isso era um praxe a todos esse grupo normalmente é o grupo de comerciantes dominante em uma região. 
O apoio mútuo e o crescimento individual de cada um faz com que o grupo cresça nas suas ambições.
Essas técnicas ainda são muito utilizadas para a política e em famílias que se defendem a qualquer custo.
Esse conceito é o conceito de feixe (grupo de gravetos juntos) onde vários são mais fortes do que um que dá origem a palavra fascismo. Esse conceito é o mesmo do corporativismo e todo tipo de protecionismo de estado e econômicos.
Obrigado.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário