Pesquisar no Conversa Franca.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Conceito de impossibilidade e de normal

 Mitologias, religião e ciência tratam do mesmo assunto, explicações do mundo que percebemos. ( tratarei mitologia como religião extinta, logo o que vale para as religiões vigentes vale para as extintas ).
Cada ser humano que já pregou umas das vertentes, tinha e tem como objetivo uma elucidação das perguntas mais elementares da humanidade: de onde viemos e para onde vamos ? E suas sub perguntas que são precedidos por um "por que ".
O questionamento dos fatos que circundavam a humanidade são a ignição para uma ebulição de respostas de várias fontes e com vários fundamentos.
Não sou credenciado para dizer que qualquer uma das respostas estão certas ou erradas, seja da presunção de cada religião ou do método científico proposto, tanto uma quanto às outras chamam a fé ( o poder de acreditar) baseados em argumentos sensíveis a cada indivíduos .
Nesse ponto ser normal é a possibilidade da individualidade convergir ou divergir dos indivíduos do meio em que se vive, normal na estatística é o topo de uma parábola, ou seja a média, logo pessoas normais são as que melhor se enquadram nas características do grupo onde pertencem. Nesse ponto eu queria deixar um pensamento particular, os chamados gênios são pessoas fora da curva, considerados a normais ou como eu prefiro pessoas excepcionais.
As explicações sobre a vida trazem de forma explícita o possível, e o questionamento do possível causou revoluções no mundo, seja com um objeto mais pesado que o ar e voa, seja o ser humano ultrapassar o firmamento e orbitar o planeta.
A busca por conhecimento muda a realidade, porém a aceitação de uma realidade pre estabelecida acalma seu mundo. Uma metáfora sobre isso é que o conhecimento e como o fruto proibido, ingeri-lo te trará um constante sofrimento de dúvidas, não consumi-lo te trará o paraíso.
A aceitação de uma "verdade" depende de seus preceitos, que lê alinham trazendo o conforto de realidade. Perceber a realidade é muito complicado pois nosso cérebro completa a realidade com partes de conhecimento que temos, ela muda a cada informação nova que adquirimos.
A realidade é como um quadro em branco, o conhecimento e a tinta e o pincel é a mente. Cada um pinta o quadro que quiser com esses instrumentos.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário