Pesquisar no Conversa Franca.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Ser um herói


O que é um herói ? O ser que tem todas as virtudes da sociedade que o contempla mesmo que a mesma não os tenha?  Não afligir qualquer pessoa mesmo que para isso tenha que se afligir ? Ou simplesmente alguém que faz o que nem uma outra pessoa pode fazer ?
Realmente acho que cada pessoa que ler as indagações terá uma resposta diferente, terá em sua mente uma imagem de seu herói, como ele foi idealizado pela construção social. 
Cada sociedade tem sua construção de herói, um ícone de virtudes que representam os ideais seu povo, são vendidos a sociedade, principalmente as crianças como um modelo a ser seguido.
Os 2 modelos que eu melhor observei nos meus anos de "admirador" da cultura pop ( os quadrinhos, filmes, desenhos ) foram os japoneses e americanos.
Os americanos sempre muito patriotas carregam as cores da bandeira em seus uniformes e alguns até em seus nomes, são poderosos além de um ser humano de verdade, uns de nascença outros por uma desventura do destino. Acreditam na sociedade e a representa ( se moldando através dos anos para sempre concordar com os anseios da sociedade em que aparecem), com vilões que sempre anseiam por dominação global ou uma destruição em massa.
Os japoneses refletem  a saga de um guerreiro geralmente de sua origem fraca com seus temores e transtornos até uma superação através de esforço, sem cores nem nações ele luta principalmente por sua família e seus amigos, e quanto mais forte sua obrigação para com o mundo se torna maior, com vilões que beiram a pena e a compreensão por seu passado trágico e escolhem o caminho da vingança para purgar os pecados que ele mesmo comete em seu caminho.
Na vida real herói e vilão alternam seus papéis de acordo com quem os observam, muitos dirão que o herói e vilão e vice-versa. Com um lado vencedor a decadência do herói vai até seu desfecho trágico. As virtudes declaradas são fluidas como as maldades, esse maniqueísmo que se cria à espera de um milagre, não permitindo a pluralidade de pensamento, criando essa visão dicotômica de que se não concorda, logo está errado, cria os empasses hostis que culminam em atritos físicos.
Mas como diz o ditado que em uma guerra você morre herói ou vive o suficiente para se tornar vilão.
Ser bom ou mau é só questão de ponto de vista 
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário