Pesquisar no Conversa Franca.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Mestre


Passar conhecimento a outro ser humano não é uma tarefa fácil, está essencialmente ligado ao poder de interação, entendimento, compreensão, vontade e paciência.
A humanidade só conseguiu prosperar enquanto sociedade com a propagação de conhecimento, inicialmente em velocidade de pessoa a pessoa, depois com o advento da escrita poderia se levar e transmitir o conhecimento para vários pontos ao mesmo tempo, a velocidade vem aumentando e o conhecimento dando saltos. Porém para cada pessoa que produz um conhecimento novo deve se haver o "lubrificante", o "conector", o "propagador", quem será responsável por dar continuidade ao conhecimento, essa figura quase sempre nas sombras tem o título de Mestre.
Também conhecido como professor, o propagador de conceitos e conhecimento, tem uma função quase divina de transformar o complexo em simples, para se passar um conhecimento deve se ter certeza de que os interlocutores podem se comunicar e um pode compreender o outro, deve se ter certeza que os mesmos tenham o mesmo conhecimento prévio para que possa se dar continuidade a forma de pensamento.
Exemplo : 
 Um jornalista perguntou a Einstein:
- "O senhor poderia me explicar a Lei da Relatividade?"
E Einstein lhe respondeu:
"O senhor pode me explicar como se frita um ovo?"
O jornalista o olhou intrigado e respondeu:
- "Claro que sim, posso".
Ao que Einstein replicou:
- "Bem, então o faça, mas imaginando que eu não saiba o que é um ovo, nem uma frigideira, nem o óleo, nem o fogo..."
Saber definições, construir pensamentos coesos, se questionar e saber ser questionado, trazem a função do mestre.
O mestre não permite que sobre dúvidas, guia a si mesmo e ao seus seguidores a reflexões profundas, não usa palavras pejorativas que enfatizam a ignorância, pois essa é essencialmente a ausência do conhecimento, e o conhecimento absoluto reside no infinito não em seres.
Seja o mestre de si mesmo antes de tentar conduzir outros.
Um cego pode ser melhor conduzindo outro, porém ainda serão 2 cegos errantes .
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário