Pesquisar no Conversa Franca.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Igualdade X equidade

Igualdade :

fato de não se apresentar diferença de qualidade ou valor, ou de, numa comparação, mostrarem-se as mesmas proporções, dimensões, naturezas, aparências, intensidades; uniformidade; paridade; estabilidade."i. de oportunidades"

Equidade :
apreciação, julgamento justo.
respeito à igualdade de direito de cada um, que independe da lei positiva, mas de um sentimento do que se considera justo, tendo em vista as causas e as intenções.
 
Parece ser a mesma coisa, mas não é, às vezes o que é justo não é igual.
Hoje o grito de igualdade é ecoado pelos grupos chamados de minorias, porém o que se quer é equidade, o que não é ruim mas não é a mesma coisa.
Qual quer que seja a equidade proposta deve se analisar caso a caso, pois uma igualdade pode se tornar uma injustiça e uma equidade pode se tornar uma vantagem. 
Acho que o melhor modo de explicar e com uma série de exemplos :
-Caixas preferências para gestante, deficientes e idosos:
A igualdade seria que todos eles esperarem na fila,por ordem de chegada, mesmo esse grupo, sendo mais debilitado fisicamente. Logo a equidade se faz necessária.
-Cotas em geral :
A igualdade seria que todos tenham a mesma chance de demonstrar suas habilidades é escolhido por seu desempenho. E aí vai a grande controvérsia a maioria dos grupos que têm cotas, tem uma equidade histórica a ser sanada, no caso dos deficientes não os acham capaz, no caso dos negros não tiveram uma socialização no primeiro momento de sua liberdade da escravidão sendo mandados às margens da sociedade, no caso das mulheres devidos as condições biológicas podem ter que se ausentar por alguns meses e por motivos sociais, nos quais as mães são mais ligadas ao filhos, se ausentar mais de suas carreiras.
 -Salvamentos:
Igualdade seria se quem chegasse primeiro fosse atendido primeiro. A equidade e que primeiro os mais graves, mulheres e crianças.
A maioria de problemas de equidade sem questionamento se resolve com incentivos e não com repressão do outro grupo. Exemplo: Paciente em maior gravidade a ser atendido será salvo primeiro, o que espera pensa: "poderia ser eu" e  assim justificando sua equidade. Sobre as cotas principalmente dar isenção de impostos para quem contratar os grupos necessitados, podendo criar empresas competitivas com grupos que não seriam incluídos. 
O ponto principal do texto e que se equidade é para por o que tem menos condições em pé de igualdade com os com maiores condições, deve ser por isso em evidência, não se pode dizer que se quer igualdade e não por as mesmas condições para ambos os lados. E se põe uma equidade entra a estigma de inferioridade ao grupo vigente. Como resolver ?
Obrigado 



Nenhum comentário:

Postar um comentário