Pesquisar no Conversa Franca.

domingo, 6 de novembro de 2016

Matemática do amor

 No texto "casamento moderno" falamos sobre a interação de casais, contextualizados no tempo, agora vamos adicionar o fator financeiro, ja que relação entre pessoas pode ser quantificada em valores financeiros.
Pessoas que dividem a vida, ou estão ligadas por meio afetivo, compartilham seu dinheiro, uma definição de dinheiro especifica para esse caso esta no texto "o que é o dinheiro", e muito mais que isso, mas assim geralmente surge a principal relação de força, o comando esta sempre com quem contribui mais com a renda, seja a relação do casal ou entre pais e filhos.
O líder do grupo familiar geralmente está ligado a dependência de quem prove a casa, mesmo que os outros integrantes não concordem, e nessa política em miniatura a ruptura também é marcada por desavenças pessoas. 
Há leis para regimentar para as famílias, e caso se separarem, e isso tem levado a ponderar qual é o custo de se permanecer ou troca ou ate mesmo de permanecer sozinho, já que o casamento não é mais indissolúvel . A unidade familiar passa a ser vista, mesmo que indiretamente e por alguns, como uma empresa, uma instituição, que tem como o objetivo te inserir na sociedade, perpetuação dos genes, estabilidade financeira e te uma certa completude. Esses itens são postos diariamente a prova só com um simples pensamento que poderia estar fazendo algo se não estivesse casado, ou que teria mais dinheiro ou que detesta andar com os amigos do parceiro.
A questão principal que todos os requisitos juntos são muito difíceis de serem atendidos, e toda a estrutura matrimonial e muito custosa, dificultando o crescimento populacional pelas pessoas que ponderam esses fatores nas suas decisões. Um fator importante da continuidade de um relacionamento e o fator sentimental ou uma estrutura rígida de leis ou ordenamentos religiosos para manter essa união.
Devemos nos lembrar que qualquer relação é complicada, mas devemos fazer o melhor possível para interações nesses tempos de tecnologia que afasta os próximos e aproxima os distantes, "nenhum homem é uma ilha cheia de si mesmo".
Obrigado.

Um comentário: