Pesquisar no Conversa Franca.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O poder do conhecimento

 Uma metáfora que eu uso para o conhecimento é a maçã de Adão e Eva, eles viviam no paraíso (ignorância) e ousaram a questionar e insurgir  (duvidar) da ordem de seu senhor. Com esse desacato, foram expulsos do paraíso e teriam que sofrer por suas duvidas e desejos.
 Para quem gosta de filme, matrix, demostra diversos conscritos relativo a filosofia greco-romana, sobre o conhecimento. No filme o protagonista, cada um é o protagonista de sua própria vida, vive no mundo que não é de todo mau, tem suas mazelas porem já se acostumou com elas, quando ele é questionado se deseja a verdade, o conhecimento, e ele conhece o mundo fora do mundo em que vive. Uma demonstração clara da caverna de Platão, onde sua realidade so depende do seu ponto de vista. A verdade é que infinitas informações passam por nos todos os dias e nem sempre temos todas as técnicas, mecanismos ou conhecimentos prévios para interpreta-las, interpretamos parte do conhecimento e com a capacidade de completar mentalmente os espaços faltantes chegamos a conclusões que nem sempre são corretas, mas sempre nos parecem muito lógicas.
A questão da fé no conhecimento te dá a liberdade de não questiona-lo, parece um conceito absurdo mas eu vou tentar elucidar com uma passagem de minha própria história, sempre fui acometido por duvidas e questionamentos e ansiava por respostas, com todos os conhecimentos destilados no colégio me saciando, logo não tinha mais perguntas, o que me incitou a pensar que teria todas as respostas. Assim quando cheguei a um nível que as perguntas mudaram descobri que minha arrogância era meramente arrogância, descobri que quanto mais sabia, mais duvidas surgiram. Conclusão quanto menos se sabe mais se acha que sabe.
Tudo que te dar respostas místicas e absolutas, sem demonstrar de onde vem o resultado, te evita o questionamento e aumenta a sensação de completude. 
Um sintoma muito comum em quem não sabe do que fala é a raiva do interlocutor que discorda da sua argumentação. 
A percepção do mundo muda conforme tem se mais "peças" para montar esse quebra cabeça. E sempre se atenha os fatos, pois as conclusões podem ser mudadas para melhor atender os interesses.
Para melhorar sempre escute os argumentos contrários (a frase "estou aqui para ser convencido" sempre me ajudou a interpretar os bons e maus argumentos ).
Seja melhor que ontem e pior que amanhã .
Obrigado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário