Pesquisar no Conversa Franca.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Livre arbítrio

 O quanto somos livres pra decidir ?
O poder de escolha de um indivíduo e absoluto e parte de dentro, do seu ímpeto. Mas há fatores que nos controlam e nos cerceiam de nossas escolhas todos os segundos. Alguns são fatores físicos, sendo mais pesados que o ar e não tendo aerodinâmica, a gravidade leva um ser humanos normal ao chão impossibilitando o voo, outros sendo fatores químicos, sobrecarga de elementos químicos mesmo os mais básicos como NaCl ( sal de cozinha) em um corpo podem ser prejudiciais e levar a óbito, e outros são meramente filosóficos.
A filosofia tem como princípio do estudo o questionamento dos pensamentos, e exercitar esse poder é necessário  para a evolução do conhecimento, porem o não exercício é a adaptação para viver em grupo. Juntamente com as leis ( que são as regras maiores da nação) ,que não te dizem por que da regra mas tem um intuito de gerar em seu ser uma atitude condizente ( texto "inimigo do estado" ), criam o que nos chamamos de cultura, ou conhecida pelas empresas como pensar dentro da caixa.
O livre arbítrio nos dá o direito de pensamentos, falas e atitudes totais, todo o resto vem para o punir e cercear, nos tornando menos indivíduos e mais simbionte do grupo. Não há problema algum nisso, o problema passa a ser quando o indivíduo presa mais por sua individualidade do que o grupo, ou presa mas seu grupo que os grupos vizinhos. Quando isso corre normalmente a uma ruptura na paz entre as partes gerando conflitos. O contra ponto talvez mais importante que o ponto é não há espaço no social para individualidades, ou seja você pode ser único desde que se pareça com outros.
Os pensamentos mais absurdos ainda devem ser discutidos ( atitudes não, o tempo não volta nem as ações) é a oportunidade de interagir, dissuadir e entender qual a motivação daquela vontade ou pensamento contra social.
Todos falam de livre arbítrio como se fosse a sua vontade de concordar com a pessoa ou não. Lembre se um "imbecil" faz todo sentido para uns e só é reconhecido fora do seu grupo.
Obrigado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário