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sexta-feira, 6 de maio de 2016

Negociação

Como já dito no texto "o que é o dinheiro", "técnicas de vendas" e "Competição X associação". Existe uma estrutura para a concepção de valores de objetos e serviços. Agora o objetivo é comparar esses valores percebidos por 2 indivíduos distintos.

Um objeto ou serviço (que doravante chamarei de produto) é percebido por cada indivíduo de maneira única e particular, suas necessidades em adquiri-los também. Como equacionar, por valor, em um produto para que ambas as partes, vendedor e comprador, sintam-se satisfeitas com a transação realizada?

Para fazer uma boa negociação deve se ter conhecimento de todas as possibilidades para aquela transação. Essas possibilidades os especialistas chamam de "máquina".

"maquina" será  as informações tais como:

- Quanto é o valor médio daquele produto no mercado?
- Quanto aquele produto vale em sua posse?
- Quanto você obterá se você for vender esse produto?
- Quanto você obterá se não vender o produto?
- Qual é sua necessidade de compra/venda?

A Negociação tem 2 principais correntes de pensamentos, o perde/ganha e o ganha/ganha. O perde/ganha é aquele em que as partes envolvidas no negócio tentam tirar o máximo possível do outro lado (também chamado de cabo de guerra de negócios). O ganha/ganha é aquele em que as partes envolvidas no negócio sedem o máximo possível oferecendo vantagens secundárias para o fechamento do negócio, onde todas as partes saem satisfeitas de terem feito o negócio.

Uma negociação em ambas correntes de pensamento depende de valores iniciais de referencia de negociação. Pesquisas indicam que o valor médio de finalização do negócio sempre tendem para mais próximo do valor inicial, o que propõe que, quem inicia a negociação tem vantagem em dizer o primeiro valor, propondo um valor absurdo que seja agradável a você e abra contra propostas mais razoáveis.

Um exercício para fazer com os amigos:

Designe uma pessoa para ser o comprador e outra para ser o vendedor, diga ao vendedor que ele tem uma roupa que ele não quer mais, ele a comprou por R$200,00 e hoje ainda custa a mesma coisa na loja, e seu pai já disse que daria R$ 50,00 se ele doasse essa roupa a uma instituição de caridade. Ao comprador diga que ele tem R$300,00 para ir a uma festa, que a roupa que ele quer na loja custa R$200,00 e o presente custa R$150,00. Conte a cada participante somente a parte designada.

Observe as diferentes situações com ênfase em:

Quem começa?
Quem dá o maior lance?
Quem está disposto a inovar?
E como se comporta cada participante? 
Assim que se comporta o mercado.

Obrigado.

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