Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Vamos falar de política?

Política:  Habilidade no relacionar-se com os outros, tendo em vista a obtenção de resultados desejados. Sendo assim, todos fazem política toda vez que interage com outra pessoa.

Se política é a interação entre humanos, ela sempre existiu e passou por várias etapas na história da sociedade humana.

Os nômades, as tribos, os feudos, as monarquias, os parlamentárismos os presidencialismos e as ditaduras. Cada uma dessas estruturas políticas são representativas (quer dizer que os líderes respondem por todo o povo). Isso ocorre para que possa haver coesão do grupo e possam progredir em um sistema simbiótico e não um sistema competitivo (já dito no texto Competição X associação).

A representatividade política e suas formas de governabilidade para com seus cidadãos, depende de sua regência e sua dominância. A política rege o que é educação (Texto sobre educação). Como será a forma econômica e quanto será cobrado aos pertencentes a esse regime (impostos).

Em suma, as políticas em maiores instâncias, regem a vida de todos os habitantes dentro dela. Locais no planeta terra que não pertencem a nenhum governo são conhecidos como águas internacionais, por tanto, quem vive nesses territórios estão livres de governo.

A história política do mundo tem muito sangue, pois os governos representativos eram regido por territórios, não importando o tipo, cultura, crenças do povo que lá residia.

A disputas por territórios físicos, com todas imposições culturais e econômicas  que se leva, levaram a grandes guerras conhecidas. Criando os maiores governos do planeta (nesse caso o governo eram as monarquias). Os governos nem sempre são limitados por geografia (como o caso das conquistas dos grandes impérios).

Até hoje há guerra, povos que não se identificam com o governo, lutam para não responder a esse regime querendo regimes próprios ou terras próprias para governar. Governos são formados de pessoas que são postas e depostas de acordo com a gana e vontade de lutar (ou acomodar-se ) do povo.

Se acomodar vários grupos distintos sobre uma mesmo governo econômico, jurídico e político, sempre foi o maior desafio da humanidade e como visto na história, normalmente resolvido com sangue, diálogos e poder caminha em uma linha tênue que na menor marola de instabilidade pode se ruir.

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário