Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Egoísmo

Egocentrismo: sentimento restrito a homem nobre e incomum, capaz de compreender o mundo do ponto de vista exclusivo de seu próprio interesse. 
O inverso de empatia, que é a capacidade de se por no lugar, emocionalmente e compreender as motivações do indivíduo.

Alguns pontos de vistas acreditam, que todos os seres humanos são egotistas, até quando fazem algo para outra pessoa, estão pensando em seus próprios interesses ou satisfação. "Fazer o bem só para se sentir bem com o bem estar de alguém". Quem dera, que todo egoísmo fosse assim. 
O egoísmo é diretamente ligado com o sentimento de posse. O ser humano tende a proteger o que lhe pertence (seus pais, seus filhos, suas famílias, seus objetos e suas ideologias). Estão dispostos a dar suas vidas por isso .....

Estudos históricos indicam, que a posse provavelmente tenha surgido no início da história humana, como os criadores de animais na região do oriente médio. E também dessa região (juntamente com o Egito) surgem as primeiras leis punitivas ao roubo.

O que possuímos nos tempos modernos é material e imaterial, realmente um sentimento. A perda de qualquer coisa é um sentimento que o ser humano abomina. Mas, a verdade é que o sentimento de posse é um sentimento de controle. Pois, quase tudo pode nos ser tirado (qualquer bem material, a liberdade, a nossa vida e a de quem nós amamos, partes do nosso corpo). Na verdade eu só consigo pensar em uma coisas: que não podem tirar de nós, o conhecimento.

O conhecimento é o que nos define em quanto pessoas e nos acompanha desde o dia do nosso nascimento ao último suspiro.

Somos quem somos por causa de nossas vivências e experiências.

A evolução do ser humano só foi possível através da propagação do conhecimento (da escrita, pinturas rupestres, música, comunicação em geral).

A geração e o compartilhamento é tão importante quanto os produtos. Pois, um produto só é possível, com o conhecimento e o conhecimento é aprimorado com a utilização de produtos.

Estamos vivendo em tempos que isso vem sendo percebido e iremos mudar muito de agora em diante e não tem volta nisso. Tenho pra mim, que o egoísmo terá seu sentido alterado no dicionário.

Não seja egotista! Compartilhe!

"Quem não sabe dividir nunca aprenderá a multiplicar"


obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário