Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Livre informação

Como já dito nos textos "Controle absoluto" e "A mídia das verdades", tratamos de como os seres humanos tratam uma nova informação, e dos mecanismos mentais que fazem com que ele acredite ou não em uma ideia. Mas agora vamos tratar de informações privilegiadas, informações escondidas e como você pode chegar a essas informações.

Existem várias limitações nas informações, seja o caso da patente de uma fórmula, ações de curso da empresa e/ou estado ou simplesmente a informação de como se produzir uma arma caseira para que pessoas má intencionado não tenham acesso a como afligir outras pessoas, seja qual for o argumento a verdade é que nem todas as informações são fáceis de encontrar e outras são até proibidas, então como tirar conclusões se não vemos o quadro completo?

Quanto mais informação, mais partes do todo nos enxergamos (nossa mente trata de preencher os espaços vazios), e isso nos aproxima da verdade, com informações suficientes se pode até prever o futuro (como é o caso de modelos de previsão do tempo, modelos econômicos, ou até quando sua mãe parece prever o futuro quando diz que não é para você fazer algo).

Porém existem informações que podem levar a comportamentos nocivos (radicais) nas mentes principalmente jovens, é o caso do radicalismo religioso ou até de um conceito sócio político (exemplo a auto biografia de Hittler). Então quando uma mente é madura o suficiente para obter essa informação sem ser corrompido?

Durante séculos a igreja apostólica romana foi a maior detentora da informação mundial e por esse motivo escolhia o que poderia ser informado ou deveria manter em segredo, punindo severamente como herege a pessoa que não o fizesse ( filmes que retratam esse período, "anjos e demônios " e "o nome da Rosa ").

O livre pensamento levou o mundo a várias revoluções sociais, políticas e cientificas, então por que a informação ainda hoje é considerada nociva ? Pois mantém o povo dócil. 
A conclusão desse texto é que nessa vida temos que avaliar as informações que recebemos o tempo todo, sempre há pro e contra e devemos estar prontos para enfrentar nossas escolhas. As escolhas de outras pessoas influenciam a nossa diretamente assim como ao contrário também é verdade, não espere que te digam toda a verdade chegar suas conclusões sozinho é um sinal de maturidade.
Pergunta sem respostas, as responda você.

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário