Pesquisar no Conversa Franca.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Um brinde à ignorância

Ao longo dos anos o ser humano quer entender melhor o que ocorre ao seu redor. desenvolveu técnicas para propagar o conhecimento (escrita, mesmo que rudimentar). Dividiu os conhecimentos adquiridos em áreas como arte, língua, ciência e outras. Essa áreas de conhecimento através dos anos foram se amplificando e tornando os pesquisadores da área mais específicos (quanto mais conhecimento mais difícil para alguém ser detentor de conhecimento de todas as áreas em grandes níveis).

Na verdade o que ocorre na formação acadêmica é:

Colégio (ou formação geral): Onde capacita o indivíduo com informações julgadas pertinentes a convívios social, sendo assim conhecimentos gerais.

Técnico: Capacita o indivíduo a conhecimento para áreas específicas, voltadas para a finalidade profissional diretamente.

Universidade (ensino superior): Capacita o indivíduo a conhecimento específico de uma área de conhecimento.

Mestrado: Capacita o indivíduo a conhecimento específico da área específica de conhecimento escolhida.

Doutorado: Capacita o indivíduo a ser o maior conhecedor da especificidade da área específica de conhecimento escolhido. 

PHD: Capacita o indivíduo a filosofar sobre o assunto a qual ele é o maior especialista da área específica de conhecimento escolhido.

Criando assim uma sucessão de afunilamento, filtragem e refinamento de conhecimento.

Mas, lembrando que um PHD, sobre um tema específico não tem autoridade para falar sobre outra área de conhecimento, o que torna o maior dos especialistas em tão ignorante quanto qualquer calouro de universidade, usando suas altas patentes em outras áreas para fortificar suas teorias e afirmações sem fundamentação científica.

Na verdade reconhecer o conhecimento de conhecimento das pessoas em suas áreas específicas deve ser sempre lembrado, e em contra ponto a humildade de aceitar que sempre há um novo conhecimento que se pode adquirir com qualquer pessoas é o que nos fez crescer cientificamente.

Lembre sempre: O conhecimento e o resultado da curiosidade é abertura para novidades. Um "ignorante", terá sempre mais a aprender. Não se pode encher um copo que já está cheio.

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário