Pesquisar no Conversa Franca.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Eu sou teu Deus

Em uma aula de geometria tive a revelação do surgimento da religião e assim admito meus pensamentos ate os dias de hoje.
Professor definindo as formas geométricas, começou a definição por polígonos maiores  e definia com definições de formas mais simples:
- O que é um quadrado, é um polígono formando de retas e ângulos iguais.
- O que é uma reta , é um arco de circulo de raio infinito.
E assim prosseguiu ate chegar ao ponto. Como definir o ponto que seria a forma mais básica e serve para definir todo resto?
- Esse é o ponto e será teu Deus. disse o professor .
Por ser o inicio e definir todas as coisas que vem depois, ele não tem definição ( no dicionario se diz como se acha o ponto na geometria mas não o define ).
Como um ponto pode ser Deus ?questionei . pois se tu não credes nele, todo o resto não se define, apenas são coisas que tem nomes .
Isso me deu uma perspectiva diferente do que é fé, o acreditar sem ver.
Acreditar em um conhecimento sem conhecer o pensamento de onde ele veio é fé, pode ser benéfico ou prejudicial, se a premissa for verdadeira pular etapas te encurta tempo, mas se a premissa for falsa suas definições que vem são irreais.
Hoje vejo muitas pessoas discutindo sobre a ponta de gelo que boia nos oceanos, e nem se preocupa de onde veio e por que cada forma de pensar vem de lugares, pessoas e vivencias distintas.
Uma formula universal para responder todas as perguntas ainda não foi criada, temos que tratar cada coisa individualmente criando hipóteses e as testando ate que virem teorias e as teorias sejam comprovadas em regras irrefutáveis.
O melhor modo de ter compreensão é voltar ao inicio e definir o ponto de partida, as definições para que todos tenham o mesmo intendimento sobre o assunto falado e que para depois progredir nas discussões.
A internet trouxe a debate pessoas com "deuses", educação e formação diferentes, debates que só ocorriam dentro da academia e de seus conhecimentos específicos tomaram proporções a todos.
Agora toda vez que discutires lembre-se quem é teu Deus e que pode não ser o mesmo do interlocutor, volte as definições primarias para poder progredir no assunto.
A outra forma é a guerra .
Obrigado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário