Pesquisar no Conversa Franca.

terça-feira, 18 de abril de 2017

O reino da república

Parece contraditórios os termos do título porem se observamos atentamente a política de alguns países vãos identificar rapidamente estruturas monárquicas de poder em governos republicanos.
Como no texto "feudos de hoje me dia " criarei um comparativo sucinto entre a política da antiguidade e das estruturas hoje dispostas.
Há um debate muito forte sobre os próximos candidatos a cargos eletivos no países não serem políticos, e nesse ponto começa o debate, pois se você concorre a um cargo político automaticamente passa a ser reconhecido como um , quando se apresenta como um líder representante de um grupo você está fazendo política, então como ser político não sendo político?
Na verdade a discussão não deveria ser sobre a atuação política e sim sobre a carreira de político. Vou definir o que eu entendo de carreira política : O político que nunca trabalhou com outra coisa na vida, que trouxe a família ( irmãos, cônjuges, filhos) e tornou a política um negocio como uma empresa ou um reinado.
A política enquanto reinado e fonte de poder como estrutura que alterna a coroa entre duques, condes e arautos e nunca deixa o mesmo circulo, cria uma oligarquia onde os próprios políticos também são donos ou influenciadores de outras esferas de poder, seja como a família Sarney e Collor em seus respectivos estados que alem de poder político tem o poder da mídia, pois são donos de concessões de televisão em seus estados, ou como a família Zveiter que alem de políticos tem juizes, desembargadores na esfera judiciaria do estado a que pertence.
Poderia citar viários exemplos mas cada leitor pode lembrar e associar a uma família política que tem diversos membros representantes. 
Uma estrutura que é mantida por currais eleitorais, com conhecimento da estrutura de como ganhar uma eleição e recursos que atendem todos os membros da família e se manter no poder.
Seria uma republica pois a coroa passa entre eles ou uma monarquia que torna cada vez mais difícil novos entrantes fazerem parte do circulo seleto de poderosos que podem mentir e usar do dinheiro publico a sua vontade ?
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário