Pesquisar no Conversa Franca.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Com corrupção tudo vira um negócio

 Empreender ( começar uma empresa) é uma competição por definição, o "mercado" torna as empresas competitivas buscando o melhor produto/serviço pelo preço mais baixo, essa é a lógica de mercado.
Nos últimos dias viemos verificando o quanto a corrupção é prejudicial a competição entre empresas. Quando uma empresa recebe benefícios como isenção de imposto, pedidos direcionados, monopólio ela pode entregar um produto de qualidade inferior com o preço que quiser.
Quando uma empresa fornecedora do estado compete para melhorar o atendimento entre elas o consumidor final ( a população ) tem um beneficio de ter o melhor produto e preços menores possibilitando até o aumento do consumo do produto, quando se corrompe um funcionário do estado para a certeza da aquisição do seu produto, o concorrente mesmo que tenha o melhor produto e preço  perde a concorrência, chegando ao consumidor final um produto de pior qualidade.
Qualquer negocio seja publico ou não com algum tipo de corrupção ganha vantagem competitiva quanto aos outros competidores. 
Para quem tem em mente as regras de mercado, sabe que ela é flutuante as vontades e notícias que circulam pela sociedade, elas também estão sujeitas as vontades do estado ( que é um entrante forte nessa equação)  que com suas leis pode mudar as regras de interação entre fornecedores e compradores, regras de impostos e etc...
Exemplos :
Lei seca nos Estados Unidos da América, criando um novo grupo de criminosos.
O jogo proibido ou licito trabalhado em locais específicos .
Tráfico de drogas um dos produtos mais rentáveis de todo o mundo. 
Escândalos de corrupção da Odebrecht.
Burlar o sistema estatal vigente sempre foi um ótimo modo de se acumular riquesas e empreender .
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário