Pesquisar no Conversa Franca.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Politicamente errado

 O politicamente correto é um termo recente porem o conceito não, o conceito do politicamente correto serve para determinar o que é aceitável em uma sociedade ( ou o normal ).
Durante séculos, por meio de violência ou não, em varias culturas se criou um conjunto de normas de atitudes que seria aceitável na sociedade, de acordo com o pensamento e doutrina de cada época e de cada região.
Geralmente quem dava o tom do politicamente correto para cada povo era a religião, todos os comportamentos que o indivíduo deveria ter estava escrito no livro religioso da cultura. Como na questão de aceitar ou não as posturas homossexuais, povos ligados ao judaísmo não aceitam e povos ligados ao hinduísmo aceitam por exemplo.
Cultura de povos que são muito ligados as guerras tendem a cultuar os corpos prontos para ação e desprezar os intelectuais com baixa força física e habilidades corpóreas.
Em mudança de paradigmas povos tendem a agir de igual forma com a classe que as oprimiu por suas práticas, havendo assim um frequência oscilante entre os grupos, porém sempre vencido pelo grupo mais numeroso, calando momentaneamente os anseios dos grupos de menor número.
Há sempre os defensores dos que não podem se defender, que toma para si o poder e a legitimidade paladino de usar de sua força para evitar a operação de um grupo, geralmente causando a operação de outro grupo, fazendo a balança pender a sua própria vontade seja ela justa ou interessada em um resultado especifico.
As ideias de prevenção de algum fator sempre vem carregadas de cerceamento de direitos, como quando uma mãe toma um brinquedo do filho dizendo que isso pode o machucar, sim poderia o machucar porem agora ele perdeu o direito de aprender e decidir por si próprio se é o que gostaria de fazer.
Como vários textos abaixo escritos sobre interações interpessoais estamos sempre no limiar do medo entre o que pode acontecer e o que eu posso controlar por mim e por quem me rodeia, como diz o ditado "o meu direito começa onde o seu termina ", e o politicamente correto geralmente esquece disto.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário