Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Motivação, de onde vem ?

Todo ser é motivado ou impelido a fazer algo, assim como na inércia um objeto tende a permanecer parado, um ser humano tende a permanecer estático a menos que algo o motive a se mover.
Motivação vem da palavra motivo, porque se faz ou se fazer algo, existem diversos motivos para se fazer algo, motivos sociais, ideológicos, fisiológicos, psicológicos, religiosos e o mais interessante a oportunidade. Não quer dizer que todos afetam você ao mesmo tempo mas esse conjuntos de fatores constroem a moral e a ética de um indivíduo que se motivará a fazer algo ou não.
Os estudiosos dizem que a motivação é interna, logo cada um reage a motivações externas tentando alinhar com suas própria motivações. As questões que vamos discutir nesse texto, como se motivar ? E como motivar outra pessoa ?
Normalmente as pessoas se motivam com foco no resultado, por exemplo as pessoas fazem um esporte pela saúde, para estar no meio social, ou focando a estética, após o início o prazer maior ou menor vai fazê-lo prosseguir ou abandonar o esporte. A necessidade é uma ótima motivadora, assim como a oportunidade. Exemplos para oportunidade: você é ótimo na cozinha e gosta de preparar guloseimas para seu próprio deleite, chamam te para cozinhar para uma festa e ganhar um dinheiro, nunca tinha pensado em ser um cozinheiro profissional, mas com essa oportunidade tudo muda.
Motivar outra pessoa é um pouco mais difícil, pois você tem que criar objetivos que agrade-o. A motivação para outra pessoa pode vir de 2 formas, na forma de recompensa ou de ameaça.
A recompensa você cria um objetivo que se cumprido o indivíduo ficará feliz em recebê-la.
A ameaça se faz o inverso onde o não cumprimento do objetivo lhe gera um punição, logo o cumprimento do objetivo também lhe deixará feliz.
Para ilustrar melhor o conceito pense em um cavalo que precisa ser motivado a andar, você pode usar uma cenoura de 2 formas, a primeira a frente do cavalo caso ele ande a receberá como recompensa, a segunda atrás caso ele não ande imagina onde será a punição .
Obrigado.

Um comentário:

  1. Ótimo, mas vou incentivar meus colaboradores dando o prazer de comer a cenoura pela boca.

    ResponderExcluir