Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Oceano azul


A estratégia do Oceano azul é um livro de Renee mauborgne, W. Chan Kim que vem mudando a administração criativa das empresas, essa estratégia é uma evolução dos conceitos de Sun Tzu no livro  A arte da guerra.
A Arte da guerra foi escrita por um general asiático e ensina basicamente como manter suas tropas motivadas, como e onde atacar o inimigo e que baixais poderia sofrer sem modificar a estrutura de seu exército, e foi incorporada para a área empresarial tratando da concorrência sofridas entre empresas com o mesmo formato e os mesmos bens e serviços.
O novo conceito do Oceano azul é simplesmente abandonar a guerra (a concorrência) e inovar, mudando os formato da empresa e/ou mudando o produto ( seguimento). Para isso usamos vários exemplos para elucidar , pois cada inovação é única e deve ser feita "sobre encomenda " para cada empresa.
Ex1: cirque du soleir
Circo existe dês da idade média, artistas itinerantes com seus animais exóticos e suas proezas semi fatais.
A inovação:
Tirar os animais, trazer um ambiente luxuoso, ar condicionado, proezas vistosas e temáticas, ênfase no senário adaptável, vários temas.
Ex2: Uber 
Transporte tipo individual pago (táxi ) não é novidade.
A inovação:
Trazer o conforto e aparatos tecnológicos, não mantendo o padrão, uma limusine curta.
Ex3: Apple 
Empresa de tecnologia produzia componentes e programas a tempos, assim como outras empresas do ramo.
A Inovação :
Usar a tecnologia dos computadores pessoais para leitores de músicas que armazenassem e não necessitaria  de trocas de mídias constantes, que posteriormente se tornou também um telefone, uma tecnologia até então inexplorada. 
Qual será a sua inovação ?
Obrigado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário