Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Empreendedorismo no Brasil

Empreendedorismo sempre esteve muito ligado ao conceito de meritocracia, para as pessoas que não estão familiarizadas com esse termo, no contexto, significa que alguém consegue algo por vias próprias, com suas habilidades naturais ou com a gestão de recurso e de pessoas a sua disposição.

Mas, sabemos que não é só isso que influencia o sucesso de um indivíduo. Existem fatos que precedem o indivíduo empreendedor ou de modo mais geral, indivíduo financeiramente ativo.

Nos séculos em que a monarquia se instaura sobre esse planeta o modo de caracterizar a continuidade de sangue para as conquistas do regente chama-se direito divino, que nada mais é o poder sobre tudo aquilo que pertence à família ao parente mais próximo. Tornado as monarquias verdadeiras continuidade genética dos primeiros Reis escolhidos. Um indivíduo que nasça fora dessa família nunca chegará ao comando do império.

Nos dias de hoje, ao meu ver, ainda há essas continuidades conhecidas por heranças familiares. Pessoas que nasçam em certas camadas sociais têm mais possibilidades de acender, pois já estão mais próximas ao topo.

Por que essa barreira do nascimento é tão alta? Por fatos simples que irei enumerar a baixo:

1- Acesso à informação.
     A informação é o bem mais precioso que se pode ter, sempre foi assim, indivíduos de classes mais elevadas obtém informações privilegiadas. Em escolas de elite existem cursos especializados e todo tipo de fontes extras que o dinheiro pode pagar, enquanto as classes mais baixas recebem a formação básica.

2-Acessos a grupos de igual condição.
   A rede de contatos de possíveis aliados financeiros começa na vida social: escolas, cursos, academias, centros esportivos em geral. Uma pessoa com os contatos certos tem mais possibilidades de almejar projetos mais ousados, enquanto as que têm associações baixas ou para não finalidades empresariais tem menor possibilidade de sozinho efetuar um projeto.

3- Acesso a valores financeiros.
  Se o indivíduo tem recursos financeiros prévios para custear sua empreitada tem menos possibilidades de ficar preso aos sistema financeiro bancário, ou qualquer sistema financeiro que reterá parte de seu lucro sem o esforço, apenas pelo aporte financeiro. Mas, mesmo com esses fatores, não é incomum se transitar por entre os níveis sociais. Existem tantos exemplos que não irei nem cita-los.
     Para se ter sucesso e empreender você deve sempre buscar mais dos itens citados que o grupo mais abastado tem acesso, de preferência todos os itens. Ser específico em uma ideia ou saber tudo sobre o que se vai fazer, ou seja, ter uma ideia inovadora ou uma coisa que se saiba tanto sobre algo que te torne expert.
   Sair da zona de conforto (empreender será sempre um caminho novo e por esse motivo gerará grandes expectativas.

Os fatores esternos são tão importantes quanto os internos. Os principais fatores externos que influenciam na sua empreitada para o sucesso são:

1- Política. 
  Taxas, impostos, benefícios,variação cambial, são gerados pela política pública e variam de setor para setor, informe-se.

2- Mercado de Trabalho. 
  A demanda de funcionários na área que você procura, existe quantidades suficientes, escola técnicas, universidades (os colaboradores tem que ser sempre os melhores possíveis para ajudar no caminho árduo)

3- Financeiro. 
   De onde vêm os recursos financeiros do seu negócio, são recursos próprios ou vem de terceiros, e se for de terceiros como será a amortização desse empréstimo, qual será a margem de lucro do seu negócio, quanto o mercado está disposto a pagar por seu produto ou serviço e quanto tempo se estima para que os seus concorrentes comecem a lhe usas como referencia para ser copiado.

Todos podem empreender mas necessita muito sangue, suor e lágrimas para isso.

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário