Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Contratação e promoção por conhecimento ou indicações

Este é um tema que vem tirando o sono de funcionários, tanto os já contratados quanto os que estão em busca de emprego.

Começarei  esse texto falando um pouco sobre interações entre pessoas, apesar de não ser uma pessoa que vem da área de conhecimentos de humanas,tenho que frisar esse lado para explicar o que ocorre entre seres humanos.

Gostaria desde já, dizer que minhas fontes de pesquisa são de 3 pessoas que eu admiro quanto pesquisadores e minha própria vivência no mundo empresarial. São eles: Átila (biólogo, escritor do blog Rainha Vermelha, e produtor do Nerdologia). Pirula (biólogo, produtor do canal do Pirula) e Dr. Marins (antropólogo, figura pública e consultor de empresas em gestão de pessoas).

Todas essas pessoas vão concordar que as formações de grupos em sociedades se criam por afinidade. Seja por qualquer motivação ou grupos distintos e tende a concorrer por recursos da área. Seres que vivem em grupos maiores tendem a serem mais bem sucedidos em obter melhores recursos (na sociedade moderna e a mesma coisa, quanto mais pessoas se conhece maior a chance de interações, seja sociais ou para trabalho).

O livro a arte da guerra (hoje leitura obrigatória para quem quer comandar uma empresa), nos mostra como gerir grupos, coordenar para chegar a vitória. O que eu quero demostrar é que para a formação de uma equipe vencedora você deve ter um grupo heterogênico que funcione e forma integrada.

Um grupo multi-disciplinar com pessoas de características diferentes, filosofias diferentes, de círculos diferentes, normalmente não trabalhariam juntos. É necessário uma vontade e um líder para manter esse grupo funcionando. A escolha da equipe depende de como o líder trabalha, se por afinidade ou conhecimento, a equipe é um reflexo de seu líder.

Um líder que presa a interação entre pessoas acima de tudo tende a escolher seus liderados por indicação. Pois assim mantém um grupo coeso geralmente de pessoas que já tem uma afinidade prévia ou vem do mesmo meio social do resto da equipe. Pessoalmente, acho isso tudo muito válido para formação de um grupo novo, pois assim, mesmo que necessite de algumas mudanças no futuro esse grupo já terá uma vivência juntos, portanto uma coesão entre seus integrantes.

O líder que presa pelo conhecimento tende a formar grupos por currículos, mesmo que a interação entre as pessoas seja fraca a produção de conhecimento será alta, trazendo entre si uma competição que para a empresa pode ser muito produtiva se bem focada. 

Logo, uma vaga profissional, será preenchida com as pessoas mais adequadas para ela. Os requisitos principais para preenchimento da vaga são: área de conhecimento, quantidade de conhecimento adquirido da área,  interação com pessoas (sim você conhecer pessoas e as pessoas lembrarem de você como bom profissional, vulgo indicação, contam para sua contratação.

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário