Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Competição X associação

Competição e associação são termos e filosofia muito utilizado na sociedade moderna. Todos sabem o que significam mas nem todos sabem a hora de usar cada qual.

O ser humano tem o costume de se associar a tudo aquilo que lhe parece familiar. Os estudos evolucionistas dizem que costumamos a não nos associar com o que não conhecemos pois isso nos mantém vivos (evitar coisas que não se conhece evita também perigos que não se conhece), aí está o motivo para o surgimento  da frase "o ser humano tem medo do desconhecido".

Mas a não associação não quer dizer a competição. A competição vem a partir do desejo de adquirir a mesma coisa, deste ponto que o competidor pode ser conhecido ou não. Que a finalidade de derrotá-lo até de modo hostil será utilizada. Mas os mesmos estudos evolucionistas diz que o ser humano tem a necessidade de associar-se. Essa espécie como muitas outras trabalha melhor desempenhando papéis definidos com atividades simples complementares dentro de um grupo ou sociedade.

A competição ou associação são incentivadas dependendo da cultura do povo, suas histórias e sua finalidade. (Focarei no âmbito comercial e na realidade brasileira atual).

O ser humano é treinado desde seu nascimento a se associar a pai, mãe, irmão, tios e assim vai. Confia nas pessoas ao seu redor a medida que reconhece segurança a sua volta. A hostilidade começa em âmbito escolar, onde eles aprendem juntos, porém na hora de suas avaliações se preservam a solidão do que se aprendeu e na sequência seus desempenhos são comparados a outros que tiveram os mesmos ensinamentos. Perdurando essa competição em todo âmbito escolar, principalmente enfatizados nos concursos e no vestibular.

Depois de anos de competição ferrenha, você já dentro de um emprego, se vê na necessidade de se associar novamente para enfrentar "um inimigo comum" a concorrência. Claro que quem praticou esportes de grupo ou competições de grupo já viveu a experiência da associação para melhorar seu desempenho em uma competição. Logo, inimigos e amigos, associação e competição, são apenas pontos de vistas dos dois lados.

Concluindo o que hoje é concorrência amanhã pode ser associação ou vise versa. Saber a hora certa de cada um pode ser o ponto chave para o sucesso ou fracasso de um projeto dentro ou fora do âmbito da empresa ou entre empresas ou até na vida pessoal.

A grande pergunta deve ser: contra quem competimos e a quem nos associamos? 

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário