Pesquisar no Conversa Franca.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O que é o dinheiro ?

A ideia de posse sempre existiu até entre animais. Posse de territórios e sobre as fêmeas da espécie.

Mas, com o advento da consciência humana, a posse passou a ser transferível. Como uma lança que pode ser emprestada, pode ser passada como herança ou até roubada. A questão é que se pode agora, quantificar um bem e o quanto ele é importante para o indivíduo e/ou grupo .

Os seres humanos sedentarizaram e além da caça poderiam plantar seus alimentos, produzir mais ferramentas e aprimorar-se em habilidades específicas. Como produzir casas ou criarem outros grupos com outras habilidades, e com tempo para produzir, poderiam trocar seus produtos por outros que outros grupos possuíssem, esse ato foi chamado de escambo.

A troca acontecia mediante a percepção de valores equivalentes à ambas as partes envolvidas. Nem sempre a quantidade física dos produtos trocados eram equivalentes.

O papel moeda surgiu muito tempo depois para facilitar o controle do governo sobre o comércio que havia em seu território e parar diminuir o volume de trabalho que se tinha em trocar e transportar produtos de pesos maiores.

O valor do dinheiro de um país era equivalente ao total de ouro que esse país possuía em seus cofres para bancar suas trocas entre nações (a grande moeda mundial sempre foi o ouro, por isso todos os países tiveram suas chamada ''corrida do ouro").

Hoje em dia, com o advento da tecnologia, o dinheiro não segue os parâmetros físicos de outrora, existe mais valor monetário que o papel moeda ou ouro. Existe um número, uma ideia em uma máquina que aquele valor existe. E agora esse valor antes regido pelo ouro em cofres agora é regido por governo que dizem exatamente quanto sua moeda vale em relação às outras moedas existente.

O dinheiro moderno nada mais é que um totem para nos lembrar o quanto nossos esforços ou acúmulo de conhecimento científico ou de rede de trabalho valem.

"O dinheiro de uma nação só existe enquanto seu povo o usar"

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário