Pesquisar no Conversa Franca.

terça-feira, 4 de abril de 2023

Sobre o que se quer versos o que se precisa .

 O que se precisa para viver é uma pergunta muito fisiológica, alguns milhões de anos de evolução responderia : água, comida, exercícios, proteção contra o frio, calor, chuva e outras ações da natureza, diversão e estar entre outras pessoas .
O que se precisa é infinitamente mais importante do que o que se quer, pois filosoficamente não necessariamente se quer o que se precisa.

O que se quer é uma vontade que sobrepõe a necessidade, quando falamos de vertente politica e histórica tenho que o socialismo/ comunismo da união soviética perdeu para a vontade, a juventude e ao pertencimento fútil do ser humano. Onde a calça jeans e bebidas açucaradas que nada tem de essencial, musica pop jovem, venceram o regime que queria se instalar e atender as necessidades basicas de toda a população.

Obviamente esse não foi o único motivo para a queda do muro de Berlim, mas para construção desse pensamento esse é a pedra chave que explica o motivo que a premissa de comunismo vai sempre falhar. 

O comercio entre partes de ideias que um teve é base indissociável da sociedade moderna, partindo do individuo para outro e proliferando em progressão geométrica. Se as necessidades de consumo partirem de uma necessidade coletiva para o grupo coisas que ainda não se tem necessidade perdem o interesse de produção.

O Iphone é ícone dessa ideia, um objeto que já existia produtos que atendiam a necessidade que ele iria competir . Computadores de bolso, tocadores de musica e celular agregado não era uma necessidade da época, mas o estilo de vida tornou o Iphone o sonho de consumo e o produto a ser batido por seus concorrentes. Se torna ícone do imaginário um comunista de iphone uma pessoa que tem ideários que não permitiriam o surgimento do produto mas mediante seu surgimento através do capitalismo não se suprime de usar o mesmo .

Comunistas modernos que vivem em uma sociedade de consumo não se atem que fazem parte do mesmo eixo que querem destruir e nem se dão ao trabalho de se apartarem da modalidade consumista e seus bens (tanto de consumo, quantos de produção). Quantos ao meios de produção que expandem a velocidade e diminuem o contingente de trabalhadores ( humanos ) do sistema, mesmo que haja criticas não há ação efetiva de tornar palavras em ação.

obrigado.         


Nenhum comentário:

Postar um comentário