Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

compliance e confiabilidade

 São duas palavras que vem norteando a nova fase de ética nas empresas brasileiras, estão ligados ao acordo anticorrupção, um pacto para um mercado mais justos e competitivo. Na vida pratica o que essas duas palavras significam ética entre partes, menos corporativismo e sociedade brasileira mais igualitária.
O brasileiro é conhecido por seu "jeitinho" de fazer as coisas, seja para qualquer finalidade. Burlar leis, principalmente as que cobram impostos, é a prata da casa.
Seja no gato de luz, no dvd pirata, furto de água,trafegar no acostamento, propina ao policial, não tirar nota fiscal, até grandes esquemas de corrupção, compra de juízes, parlamentares. Todos esses são factoides que colaboram com a "se dar melhor sobre o outro". Cultura criada aqui mesmo, dizem alguns historiadores, com a chegada da família real de Portugal e sua a corte que pôs todos os cariocas para fora de suas casas a força sem compensações. 
 Mas essa cultura no meio corporativo na globalização tem "sujado" o nome das empresas, perdendo credibilidade no mercado mundial, criando a cartilha dos bons comportamento das empresas.
Como os selos de certificação internacionais como a ISO e outros, logo haverá um selo para comportamentos corporativos de ética de todos os funcionários, a cartilha montada depois de vários escândalos ocorridos no mundo, principalmente no brasil, onde setores políticos, empresariais, jurídicos se sobrepondo a questões dos seres humanos pertencentes a sociedade.
Estamos caminhando, devido ao novo alta velocidade de informação ao mundo corporativo sem segredos, onde uma corporação que comete crimes para enriquecimento ilícito é punida não mas pelos governos, mas principalmente por consumidores, que são os verdadeiros donos da empresa.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário