Pesquisar no Conversa Franca.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Educação

Educação 
Uma palavra carrega com sigo 2 grandes sentidos 

-Acúmulo de conhecimento, sapiência, sabedoria, cultura 
Essa educação vem através de toda fonte e métodos que se possam passar conhecimento, livros, músicas, pinturas, internet, histórias, vivências empíricas, percepção singular. Normalmente essa educação vem através das instituições de ensinos ( escolas, universidades, cursos ), família/amigos (qualquer pessoa que se possa ter contato direto e indireto) e a própria vivência da pessoa.( poder passar conhecimento é um dos grandes fatores que nos difere dos animais irracionais, a comunicação de experiências e pontos de vista).

-Ser polido, saber se portar,cortesia, conjunto de regras de etiqueta sociais 
Essa educação vem para melhorar o trato social, a convivência em espaços comuns, essas regras vem sendo modificadas através dos anos, desde os primórdios dos tempos. Elas depende da cultura do povo, (como vivem, suas crenças, como interagem entre si ), que usufrui delas . Servem principalmente para evitar conflitos entre grupos que dividem o mesmo espaço físico e territorial.
Muitas culturas religiosas criaram regras de educação.
Um grande exemplo são os 10 mandamentos que nada mais são que regras para que um povo possa conviver em harmonia sobre uma mesma filosofia, outra filosofia de convivência é "amém uns aos outros como a ti próprio ", regra que simplesmente quer dizer não faça a outro o que te desagrada.
Para tornar essas regras para todos que convivem juntos, adota se medidas punitivas a quem as descumprem, tornando assim lembra-las obrigatório.
Cada povo e população tem suas regras chamadas de legislação, regras criadas para manter se a ordem. Quem as descumprem são chamados de marginais ( as margens da lei ).
É também as regras que não tem medida punitiva a quem as descumprem.
Por exemplo : furar fila, jogar lixo na rua (para esse já está se criando legislação ), desperdícios de alimentos e outros.
Também existem as regras de tratamento ( que parece que está sendo abolido no Brasil), que servem para posicionar uma pessoas pessoas com quem comunica se, chamados na regra culta da língua, pronomes de tratamento.( alguns são exigidos por lei )
Senhor/a : para se referir a pessoa com quem se fala, porém não se tem intimidade ou se tem um respeito por sua autoridade ou idade, usados para mãe, pai, pessoas mais velhas em geral, pessoas em exercício da função.

Dr/a: Para se referir às autoridade em cargos ligados à áreas da saúde, cargos ligados à AOB(no caso do Brasil), pessoas que têm graduação de doutorado ou acima.

Excelência e meretrício : para se referir a cargos de confiança pública, como magistrados, deputados  e senadores 

Grupos como o exército, maçonaria tem suas próprias patentes e assim seus termos apropriados 
Alguns esportes, principalmente as lutas marcam também suas ''patentes" com marcação de cores.
Seguir regras nos torna um grupo, o grupo é mais forte que a unidade .
Obrigado 


Nenhum comentário:

Postar um comentário