Pesquisar no Conversa Franca.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

A mídia das verdades


Informações sempre foram cruciais para a tomada de decisões, mas para ludibriar suas decisões sempre existiram informações falsas e conjecturas falaciosas, seja em uma decisão de uma caça de um alto grau de periculosidade, ou até uma decisão de compra ou venda de uma multi nacional.
As informações vem sempre de pontos de vistas observados por um informante, ou vários, a questão é o quanto é confiável essa informação.
Como um detetive que busca a verdade em fragmentos de verdade que melhor expliquem um versão da história, nem sempre podendo concluir que é verdade absoluta, mas podendo de concluir que é verossímil, tornando a possível ou plausível de acordo com a conjectura, só se tornando verdade com provas cabais e irrefutáveis do fato.
Hipótese ( não precisas ser plausível, só ser crível) e teorias ( precisa ser plausível e ter indícios que corroborem na )são criadas quase que instantaneamente para explicar um fato (junto com elas muitas teorias da conspirações( descrito no texto dragões de garagem)), quanto mais se sabe sobre um assunto, tem se mais argumentos e fatos para corroborar ou desconstruir lá .
Na verdade nos tempos modernos somos bombardeamos por informações, sonoras, visuais, gustativas, olfativas e táteis a cada instante. Não que isso não ocorresse no passado porém existe uma área do conhecimento chamado marketing que explora isso ao máximo, nosso cérebro reage às informações de uma certa maneira cognitiva mesmo que não se perceba.
As mídias ( a todas as mídias sócias, blogs, etc.) tem um conteúdo livre de crivos.( se os crivos existissem seria censura ). Nas mídias de massas ( tv, rádio ) ainda há a preocupação com a verdade (elas podem sofrer penalidades jurídicas caso provem a falta de veracidade de uma história ), porém elas são livres para dizer as meias verdades (meias verdades nesse texto será um lado da história, apenas um ponto de vista sem direito a resposta ou triplica) o que influencia muito no pensamento do receptor dessa informação, já que essas mídias recebem a credibilidade pública. As mídias sociais( as que estão ligadas por redes de amizades) podem ser tendenciosas e/ou falaciosas, o que  a credibilidade do texto e/ou informação só depende de as quem recebe, criando uma rede de falácias críveis por aclamação.
Mas as mídias verdadeiras ou fantasiosas ou ate falaciosas fazem parte do seu julgamento eterno de como viver sua vida, as crenças moldam seu modo de vida e com isso suas associações. Lembrar que a mídia vende ideias que podem ser altamente lucrativas. E estar preparado para estar errado não quer dizer que tudo está perdido, só quer dizer que está disposto a aprender algo diferente.
Como você interpreta suas informações ? Quantas hipóteses você fórmula pra cada fato ? Acredita em tudo que vê ?
Obrigado 

Um comentário:

  1. Por isso temos que nos basear a meios de informações mais confiáveis possível (o que seria a que tem mais credibilidade, acredito), com isso a nossa margem de erro em relação à obtenção de informações falsas é reduzida, e conforme estudamos ou apenas obtemos tais informações referente a tais assuntos criamos conexões que cada vez mais faz com que possamos chegar a nossas próprias conclusões.

    ResponderExcluir