Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

carteiras virtuais

O uso do e-wallet para o armazenamento de criptomoedas
Nos últimos anos, vemos surgir uma nova tendência, que é a das moedas digitais, ou seja, as criptomoedas.
As criptomoedas vão muito além de ser somente uma moeda digital. Isso porque, assim como as moedas físicas, elas possuem número de série, marca d’ágia e outros dispositivos de segurança, como a criptografia, que garante transações mais seguras.
Sendo um código virtual, a criptomoeda pode ser convertida em valores reais. As negociações se dão toda pela internet, sem burocracias e intermediários.
Uma das características principais desse processo é que, como as criptomoedas não são emitidas pelas instituições financeiras, como o Banco Central, por exemplo, não há regulamentação ou submissão à uma autoridade financeira.
As carteiras digitais para criptomoedas armazenam as informações das transações feitas com as moedas digitais no blockhain.
As criptomoedas utilizam a tecnologia blockchain, que consiste em dados compartilhados e bases de registros que possuem como principal objetivo a descentralização e segurança. O blockchain é conhecido como o “protocolo da confiança”.
Assim, a compra, venda e cotação de criptomoedas ocorrem de forma pseudo-anônima pela internet. Isso porque, as carteiras não estarão vinculadas à uma identidade real do usuário, mas como todas as transações serão armazenadas publicamente e de forma permanente no blockhain, pode ser possível rastrear dados como o endereço da carteira, fazendo com que sua identidade seja vinculada.
Vale ressaltar que as carteiras de criptomoedas não funcionam conforme as tradicionais e-wallets. Isso porque, essas carteiras não armazenam moedas e sim registros de transações que estão armazenadas na blockhaiN.
Assim, ao enviar uma criptomoeda você basicamente estará passando o valor para o endereço público de uma outra carteira. Desse modo, a transação será uma mudança de saldo e registro na blockchain.
Os tipos de e-wallets para criptomoedas
Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida. Contudo, como faalamos anteriormente, há centenas de novas opções de moedas digitais.
Assim, caso você tenha o interesse de fazer transações com outras criptomoedas, há a opção de usar carteiras digitais multi-moedas.
Nas carteiras digitais multi-moedas é possível fazer transações com bitcoins e também com outras criptomoedas em um só lugar.
Existem diferentes tipos de carteiras para criptomoedas. São elas:
Carteira para dekstop ou computador
Trata-se de um programa que roda no computador. É bastante prática, mas possui desvantagem por ficar restrito ao acesso no computador.
Além disso, o computados pode ser infectado por um vírus e, caso hackeado, o usuário pode perder seu saldo.
Carteira mobile
Programa que roda em forma de aplicativo para smartphone e tablet.
É bastante prática e ideal para quem deseja fazer transações a qualquer hora do dia. É preciso atentar em fazer o backup da carteira para não perder o acesso aos fundos, no caso de perda do aparelho.
Carteira online
São carteiras que são executadas na nuvem e podem ser acessadas em qualquer dispositivo com acesso à internet, o que é bastante prático.
A desvantagem é que os provedores da carteira online armazenam as chaves privadas.
Assim, se esses provedores forem hackeados, o usuário pode acabar perdendo seus fundos.
Carteira hardware
Não é muito usada. A carteira é em formato de dispositivo físico, semelhante a um pen drive.
Este tipo de carteira á uma das mais segura, pois ainda que faça transações online, as chaves são armazenadas offline.
As desvantagens são o custo maior e a necessidade de sempre precisar do dispositivo para fazer transações.
É recomendada para o armazenamento de fundos por um longo prazo.
Paper Wallet (carteira em papel)
O armazenamento é feito em formato impresso, sendo basicamente uma cópia física das chaves provadas e públicas.
Também são super seguras, ainda mais se forem geradas de forma offline. Contudo, se houver perda do papel, é difícil recuperar os fundos.
Esse tipo de carteira também é recomendada para o armazenamento de fundos em longo prazo.
Como escolher a e-wallet para criptomoedas
Na sua carteira digital para criptomoedas, será possível receber e mandar Bitcoin e também outras criptomoedas, como a Ethereum ou Ripple.
Em alguns casos, é possível ainda converter o valor de uma moeda para outra.
Quando a e-wallet é criada recebe um endereço único, que é um código ligado à chave pública. É a partir desse endereço que é possível receber e enviar uma criptomoeda.
Contudo, é preciso saber escolher a carteira digital, pois há aplicativos disfarçados para roubar criptomoedas depositadas.
Quer instalar  a wallet?
·         MetaMask extensão do navegador para o Chrome, Brave, Firefox and Opera
·         Opera navegador principal com integração Ethereum
·         MyCrypto carteira Ethereum baseada na Web
·         TrustWallet Carteira compatível com Ethereum para iOS eAndroid
·         MyEtherWallet lado do cliente carteira Ethereum

Carteiras de Hardware

A Ledger Nano S é um exemplo de uma carteira de hardware.
Uma carteira de hardware é um dispositivo físico eletrônico, desenvolvido com o único propósito de proteger bitcoins.
A principal inovação é que a carteira de hardware deve estar conectada ao computador, telefone ou tablet antes que os bitcoins possam ser gastos.
As três carteiras de hardware mais populares são:
Carteiras de hardware são uma boa escolha se você busca segurança e um armazenamento Bitcoin prático e confiável.
As carteiras Bitcoin de hardware mantêm as chaves privadas separadas dos dispositivos vulneráveis conectados à internet.
Suas chaves privadas são mantidas em um ambiente offline seguro na carteira de hardware, totalmente protegidas mesmo se o dispositivo estiver conectado a um computador infestado de malwares.
Como os bitcoins são digitais, cibercriminosos poderiam, potencialmente, acessar a "carteira de software" do seu computador e roubá-los, acessando sua chave privada.
Gerar e armazenar chaves privadas offline usando uma carteira de hardware garante que os hackers não tenham nenhuma maneira de acessar seus bitcoins.
Hackers teriam que roubar a carteira de hardware em si, mas mesmo assim, ela pode ser protegida com um código PIN.
Não se preocupe com a sua carteira de hardware ser roubada, perdida ou danificada. Contanto que você crie um código de backup secreto, você sempre pode recuperar seus bitcoins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário