Pesquisar no Conversa Franca.

sexta-feira, 2 de março de 2018

O Brasil não tem leis

O Brasil não tem leis, tem sugestões. Foi essa a definição que eu dei para todas as pessoas que me perguntavam como funcionava o Brasil quando morei na Alemanha.
Analisando as semelhanças e diferenças do modo de vida de um cidadão Alemão e um Brasileiro fica claro a não compreensão das normas legais e por muitas vezes o desconhecimento ( ou simplesmente são ignorados ) as normas de educação por parte dos Brasileiro.
O desconhecimento das normas legais é ate compreensivo vide que nossos legisladores mudam constantemente as regras sem qualquer medida informativa para adesão da população, logo as pessoas tende a conhecer alguma lei por medida de exemplo ( quando alguém lhes diz que está a cometer uma infração) ou por medida repressiva ( quando são punidos por algo que ate então não se sabia da ilegalidade), e mesmo quando há um pouco conhecimento sobre algumas ilegalidades se espelham nas autoridade que ignoram as leis fazendo como acham melhor.
Tendo definido as causas da maior parte da população ignorar regras vamos aos exemplos e consequências.
Cada pessoa ( mesmo as mais esclarecidas ) cumprem as regras as quais lhes convêm, com o argumento de a transgressão é um ato revolucionário e legitimo para com o sistema que não os representa. justa a reivindicação, porem temos representantes legais (deputados, vereadores, senadores) para isso, um ser que comete uma transgressão legal deve ser punido, mesmo que seja pra mostrar que a lei deve ser mudada. porem não é isso que ocorre, cria se leis internas de grupos e tentam externar a outros grupos de maneira vexatória, e ignoram as leis concebidas de maneiras representativas em locais adequados ( as câmaras e congresso).
Os mesmos que transgridem as leis para seus benefícios exigem que outros sejam "crucificados" por outras transgressões, uma mista de hipocrisia e autoritarismo e arrogância para exigir de outras pessoas o respeito a qual nunca deram.
Pessoas diferentes tem condições diferentes, a equidade deve ser levado em consideração, mas a justiça não deve ser levada em conta? a igualdade não é a base do principio? e principalmente as leis só se aplicam a quem não pode se defender através da força (seja bruta, das mídias ou posições sócias)?
Como diria uma musica dos Raimundos :
Foi mal, foi mal, foi mal ae véi
Se eu falei um monte de coisa que você não gosta
Com o microfone eu tenho a faca e o queijo
Olho o jornal, eu ouço rádio, eu só ouço bosta
E na Tv eu não gosto de nada que eu vejo

Uma camisa de força tamanho mirim
Vai tem que me explicar tim-tim por tim-tim
Por que a lei só se aplica a mim
Perigo pra sociedade é o que me dizem
E penso comigo mesmo: porque não eu
Pra cuspir o pensar e taxarem de crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário