Pesquisar no Conversa Franca.

domingo, 11 de junho de 2017

Respeito a sociedade

 Tempos difíceis estamos passando, tempos de corrupção e covardias, mas o que estamos fazendo para que isso mude.
O respeito ao próximo cresce e diminui de acordo com que recebemos em troca, a velha retórica de que gentileza gera gentileza, do poeta gentileza é cientificamente comprovado. 
Então seria muito simples acabar com as covardias que se faz a sociedade, basta a sociedade como um todo gerar gentilezas ao próximo, o problema que as vontades individuais quase sempre superam as necessidades coletivas, gerando um acumulo de dissonâncias pessoais.
A crescente populacional e a proximidade, literalmente vivemos uns encima dos outros, faz com que atos de individualidade e necessidades, afetem e encomendem os não participantes do ato.
A disputa por recursos, alimentos, espaços sociais nos traz para um limite entre instinto de sobrevivência e convivência social entre as partes.
Respeitar o direito de ir e vir, da palavra, do pensamento, do sentimento é o que traz coesão a nossa sociedade, o contrario são grupos reprimidos que logo exigiram seu direito à espaço, a ideias e principalmente a palavras.
Leis jurídicas, pesquisas cientifica, avalizam discordância entre as partes, trazendo justiça e veracidade ao julgamento. O ponto acima dos antes descritos e a democracia (ou o direito da maioria ou da força dependendo do caso), respeitar o espaço democrático é indispensável para evitar conflitos violentos. Respeitar o ser humano é de certo respeitar até seus erros e principalmente seus acertos, e trazendo a coerência e previsibilidade a fatos contemporâneos ancoremos e fatos históricos.
Respeitar é saber que o direito de um começa onde de outro termina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário