Pesquisar no Conversa Franca.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Ainda somos os mesmos índios

517 anos se passaram e a acomodação de viver no paraíso nos toma, temperatura agradável o ano todo, solo fértil, belezas naturais, riquesas minerais. Querer mais o que para ser feliz ?
A adversidade que movo o esforço, a luta pela sobrevivência, o querer mais, os motivos que impulsionam o ser humano a alcançar objetivos, onde estão ? Admiramos atônitos todas as civilizações concorrerem e disputarem, e o brasil?
O brasil continua com o velho costume de terceirizar a culpa, sem honra, sem vergonha e sem pudor, olham nos olhos de quem só causaram o mau e perguntam por que da tristeza se nada fizera de mau .
Enganar ludibriar iludir, não que esse seja a característica indígena, tenho pra mim que essa é muito mais uma noção europeia, mas como um todo o deixar pra lá para evitar a fadiga. Dar um jeito para evitar brigas, permitir abusos e desrespeitos para melhor convivência.
Bom com todas essas características, mesmo assim hoje vivemos tempos de muito cacique e pouco índio.
O orgulho da terra pelo que ela nos trás ainda remete a carta de Caminha que descreve o brasil como terra onde se planta tudo dá, eu diria que a frase ficaria melhor dizendo que aqui é terra onde tudo se tira. Os produtos primários são a prata da casa ( prata, ouro, petróleo, alimentos para o mundo), coisas que independem do esforço e do conhecimento dos residentes.
Ainda tem pessoas dançando esperando a chuva cair para molhar seus pés, se vê todos os dias as festas movimentando todo o comercio de uma cidade, muitos esperam achar respostas por seus anseios no fundo de um copo, e se não tem anseios o fundo do copo ainda fica mais atraente.
Regras e normas impedem que ideias sejam vendidas, pois podem atrapalhar estruturas já estabilizadas (desabafo, e querem mudança fazendo sempre as mesmas coisas), produtos de qualidade nacional não podem ser apreciadas por sua nação pois a moeda estrangeira vale mais. 
Os espelhos não serviram, os contos e fabulas não educaram nem prepararam para competimos. 
Crenças tribais com anseios do mais alto capitalismo selvagem sempre deixará uma defasagem nessa balança comercial e como uma criança não adianta por a culpa nos que ganharam com sua perspicácia é malícia de utilizar de sua ingenuidade. Será que o brasil sempre será um país de índios ?
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário